Atualização: Este post está desatualizado e não é mais aplicável desde que os navegadores pararam de suportar os plugins do tipo NPAPI e consequentemente o Java Plugin.
Hoje tive problemas para fazer uma procuração para meu contador no site da Receita Federal devido ao novo modelo de segurança usado pelo Java 8 e a a forma como os applets do site estão distribuídos. Tudo ocorre porque o novo modelo impõe mais restrições aos sites que estão ou não autorizados a executar applets Java.
Para as pessoas com menos conhecimentos técnicos, fazer os applets funcionarem corretamente pode ser um verdadeiro pesadelo pois aparecem muitas mensagens de erro obscuras que acabam não ajudando muito a resolver o problema. Para ajudar aqueles que possam estar precisando, vou descrever aqui o passo a passo como fazer os applets do site da Receita funcionarem corretamente.
Em primeiro lugar, vá para o site https://java.com/download e faça o download do Java 8 Update 25 apropriado para a sua versão do Windows (32 ou 64 bits). Instale o Java e ative-o em seu browser. Depois de instalado o Java, vá para o Painel de Controle e selecione o Painel de Controle do Java. Nesta tela, selecione a tab Segurança.
Nesta tab, certifique-se que a checkbox Enable Java content in the browser está checada e que o modo de segurança selecionado seja o High.
Ainda nesta tab, é necessário adicionar na lista de exceção algumas URLs da Receita. Para tanto, pressione o botão Edit site list. Isto irá abrir a tela abaixo:
Nesta tela, cadastre os seguites sites:
- http://www.receita.fazenda.gov.br/
- https://www.receita.fazenda.gov.br/
- https://cav.receita.fazenda.gov.br/
Para completar o procedimento, pressione OK nas duas tela. Feito isto, abra o browser, abra o site da Receita que os applets agora irão ser executados normalmente.
Por medida de segurança, se você não precisa usar estes applets com muita frequência, volte para a tela de exceção de sites e remova todas as URLs adicionadas com este procedimento. Principalmente a http://www.receita.fazenda.gov.br/ que, por não utilizar HTTPS, pode ser utilizada por hackers para tentar executar applets maliciosos em seu computador como se fosse algo vindo da Receita.
Boa sorte!